segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O melhor de 2017 em Portugal e não só!

A entrada num novo ano leva-nos a reflectir sobre o que se passou no ano transacto e, à semelhança do que fiz no início de 2017 (aqui), decidi lançar uma lista do melhor que comi em Portugal e não só! A lista é ainda mais extensa que o ano anterior e, acreditem, houve pratos fantásticos que ainda assim ficaram de fora!
2017 foi bastante melhor que 2016 aqui no blog (e não só!). Em 2016 tinha publicado apenas 37 artigos, contra os 133 publicados em 2017, o ano com maior número de publicações desde a criação do blog em 2013. Infelizmente, continuo a acumular prejuízo e tenho, neste momento, 90 posts por escrever. Alguns são ainda referentes a experiências que tive em 2016 e posso um dia decidir que já não faz sentido serem escritos mas não deixam de lá estar para me pesar na consciência e fazer com que tente recuperar os hábitos que estava a ganhar no início do ano.
A nível pessoal foi dos melhores anos que tive. Vários desafios profissionais interessantes, incluindo uma estadia pela cidade Invicta, que me fazem crescer bastante mas que acabam por afectar directamente a disponibilidade (temporal e mental) que necessito para escrever. Mas este crescimento também me proporcionou um maior leque de refeições de elevada qualidade, com o seu expoente máximo a ter sido o LOCO (aqui).
Antes da lista concretamente dita, só relembrar que, à semelhança do ano transacto, há pratos que facilmente poderiam estar aqui mas tentei reduzir a lista ao máximo e que cada restaurante só será representado por um prato.

"Frango Assado" com Creme de Abacate e Requeijão, Piri Piri e Limão (Mini Bar) - Facilmente o melhor frango assado que alguma vez experimentei! Fantástica como um pequeno pedaço de comida pode ter tanto sabor.


Hambúrguer de Salmão e Choco (O Prego da Peixaria - Príncipe Real) - Um prato clássico d'O Prego da Peixaria, mas cuja fama já me chamava a atenção desde os tempos em que apenas se podia encontrar no Sea Me. Não desiludiu.


Língua de Vaca, Puré de Salsa, Puré de Cebola, Pickles de Sementes de Mostarda (LOCO) - Começar a comer um prato sem fazermos a mínima ideia do que estamos a comer pode ser desafiante. Mas é por pratos desdes que nos devemos deixar ir em mãos confiantes que nos vão saber guiar. E deve haver, em Portugal, poucos melhores que Alexandre Silva!


Minestra al Pomodore (Pátio Antico) - Sou um fanático de sopa de tomate, quer seja nas ricas versões tradicionais alentejanas ou na sua versão italiana. Para esta última, o Pátio Antico serve uma das melhores do país!


Tártaro de Vazia, Cebola Caramelizada, Ovos de Codorniz, Maionese de Anchovas do Atlântico (AKLA) - Há alguns bons tártaros pela cidade de Lisboa, sendo sempre muito complicado eleger o melhor, mas o do AKLA está entre os melhores dos melhores!


Dourada Grelhada (Último Porto) - Dos melhores e mais simples restaurantes da capital. Aqui come-se excelente peixe grelhado e esta dourada deixou-me a bradar aos céus de felicidade.


Saikō VIP (Saikō) - Péricles Lacerda (do encerrado Tamagoshi Food Fusion) mudou-se da Parede para o Estoril mas continua a ser rei no que se refere a sushi de fusão. Apesar de já ser considerado por alguns como o melhor sushi de fusão em Lisboa, a verdade é que a qualidade deste restaurante no Estoril consegue ser ainda maior! E agora abriu um novo restaurante na Praça de Touros do Campo Pequeno!



Posta à Abel (O Abel) - 2017 marcou o início de um dos melhores conceitos que tem surgido nos últimos anos, o Mesas Bohemias. Restaurantes de vários pontos do país a serem deslocados para as duas maiores cidades portuguesas, com o intuito de dar a conhecer o que de melhor há na nossa gastronomia. O terceiro evento (e o primeiro a que fui) trouxe a verdadeira Posta à capital e deixou-me a salivar de desejo de ir à casa original!



Xurro amb Dulce de Leche (Xurreria Banys Nous) - Não irão ver aqui muitos doces, garanto-vos! Sou uma pessoa que é mais atraída por pratos salgados que sobremesas mas estes churros deixam qualquer um fã.



Arròs a la Marinera (Envalira) - Espanha não é só tapas e este arroz prova que nuestros hermanos conseguem fazer muitas outras coisas deliciosas!



Creme de Favas com Chouriço, Chips de Batata Roxa e Ovo Curado (Boi-Cavalo) - Cada vez que penso neste prato, recordo a vontade que tinha que ele não acabasse. Viciante!



Butcher Steak (Butchers) - Aconteceu-me algo estranho no Butchers. Gostei tanto da primeira visita que fui lá no dia imediatamente a seguir! Toda a carne é fantástica, sendo muito complicado dizer qual o corte que mais gostei mas este Butcher Steak foi o mais surpreendente! E estão a ver aquelas batatas doce fritas ali ao fundo? Só isso vale a viagem!



Buffet (Templo Hindu) - Uma experiência única! Esta cantina está aqui para convencer toda e qualquer pessoa que se atreva a dizer que falta sabor à comida vegetariana. Se não tivesse um avião para apanhar acho que lá tinha passado a noite a deliciar-me com a complexidade de sabores que este buffet apresentava.



Cachorrinho (Gazela) - Estando no Porto, tentei bater as míticas capelinhas todas, para perceber se justificavam a fama que tinham. Não consegui ir a todas e nem todas deslumbraram mas a verdade é que cachorrinhos como os do Gazela, não existem em mais lado nenhum!



Sandes de Pernil com Queijo da Serra (Casa Guedes) - Estar 30 minutos numa fila para depois comer uma sandes?? Sim, vale a pena! O pernil está cozinhado na perfeição e tem um molho óptimo. O sabor do queijo da serra envolve tudo e o pão suporta na perfeição esta amálgama de coisas deliciosas.



Pavlova (Miss Pavlova) - Nunca encontrei uma pavlova como as que aqui se vendem. Uma perversão adocicada a que temos de nos conter para não provar todas ou comer uma inteira!



Pétalas de Toucinho (Tombalobos) - Cada jantar do Mesas Bohemias é composto por 1 Entrada + 3 Pratos + 1 Sobremesa. Esta foi a entrada da visita do Tombalobos à invicta, umas gulosas fatias de toucinho em cima de uma torrada! Lembram-se de ter falado no conceito um pouco mais acima? Pois, eu fiquei de tal forma fã que não faltei a mais nenhum desde aí!



Risotto de Cogumelos em Alucinação (Cruel) - Um risotto que nada teve de cruel mas antes de prazeroso, pecaminoso, saboroso e guloso. O conceito do restaurante é muito bom e as execuções dos pratos conseguem estar à altura, principalmente neste risotto de cogumelos terminado com katsuobushi!



Eggs Norwegian (Dear Breakfast) - Há pouca coisa que me faça salivar como um bom molho holandês e neste espaço conseguimos encontrar um exemplar perfeito. Daqueles que dá vontade de lamber o prato! Juntar isso a uns ovos perfeitamente cozinhados e estamos perante um dos melhores Ovos Benedict (ou variantes) de Lisboa.



Leitão (Mugasa) - Quem nunca debateu sobre onde se come o melhor Leitão? É um dos pratos mais queridos pelos portugueses (e quem não gosta é porque não sabe o que é bom!) e podemos encontrar bons exemplares um pouco por todo o país, mas penso que encontrei o Leitão perfeito. Pele estaladiça, interior nada seco e, ainda que não fosse necessário molho para ser fantástico, vem acompanhado do melhor molho que já experimentei. E isto foi num evento Mesas Bohemias em Lisboa! Imaginem a experiência que não deve ser ir ao próprio restaurante...



Francesinha (Francesinha Café) - Em 2016 tinha eleito a francesinha do PAJU (aqui) como a melhor que já tinha experimentado. Com uma estadia mais prolongada no Porto acabei por conseguir provar mais algumas, e ainda regressar ao PAJU. A verdade é que a receita do molho mudou e não foi para melhor, acabando por ser destronada pela do Francesinha Café! Excelente molho e excelente recheio, com especial destaque para o bife!



Sequinho de Pata Roxa (Taberna d'Adélia) - Diz o Rodrigo Meneses, curador da Academia Time Out, mente por trás do projecto Mesas Bohemias e o Foodie português original, que nas Mesas Bohemias podemos encontrar o melhor menu de degustação do país! E olhem que é bem capaz de ser verdade... Esta espécie de caldeirada, que a Taberna d'Adélia levou ao Porto, trouxe-me à memória sabores da infância e da comida dos meus avós. É o melhor elogio que posso fazer!



Arroz de Ostras "Moinho dos Ilhéus" com Espumante Sidónio de Sousa (Noélia) - Bons produtos locais, originalidade na cozinha e uma mão de temperos acertados são algumas das imagens de marca da Noélia. Este arroz foi o expoente máximo de uma refeição toda ela muito boa! Pena que o Mesas Bohemias de Janeiro, que irá trazer a Noélia a Lisboa, já tenha esgotado... Vá lá que comprei os meus bilhetes logo quando foi anunciado!



Peixe Grelhado (Zé Maria) - Quando chego a Tavira e me perguntam onde quero ir comer, a resposta é sempre a mesma: "Quero ir ao Zé Maria". Olhem para a montra e escolham ou peçam sugestões ao Zé Maria mas fiquem tranquilos que o peixe vai chegar à mesa perfeito!



Batata-Doce com Pá de Borrego e Alecrim Fresco (Nó de Gosto) - A combinação de sabores pode parecer estranha mas funciona maravilhosamente. A carne saborosa a desfazer-se na boca, o tomate a acrescentar frescura e a batata doce a equilibrar o prato. É fantástico!



Burras Assadas (Zé Varunca) - Muitas vezes encontramos as burras como sendo as bochechas do porco, o que não está errado, mas é algo redutor pois burras pode também ser a queixada do porco. Aqui é servido desta última forma e chega à mesa com um aspecto delicioso. E não é só o aspecto que é bom, pois a carne é fantástica no que se refere ao sabor e solta-se do osso sem qualquer esforço!



Sim, do osso! Lembram-se de eu ter falado na queixada? Não estava a brincar, vem com dentes e tudo!



Chuléton de Buey (Rubro Cascais) - Não tinha ficado muito bem impressionado na minha primeira visita ao Rubro, mas como tinha sido num contexto de tapas decidi dar uma segunda oportunidade e voltar para experimentar a carne. Felizmente, não me arrependi porque estava qualquer coisa de fenomenal.



Bochechas de Porco do Montado com Arroz de Hortelã (Luar de Janeiro) - Bochechas é um dos meus pratos favoritos, e no último Mesas Bohemias de 2017, provei umas soberbas bochechas, cozinhadas com osso, plenas em sabor e acompanhadas por um fragrante e surpreendente arroz de hortelã. Só não percebi porque estava um garfo e uma faca na mesa, pois bastaria apenas uma colher!



Pato, Beterraba e Cacau (Esquina do Avesso) - Este é capaz de ter sido o prato mais difícil de escolher. Sabia que algum prato desta refeição teria que entrar nesta lista mas o problema foi escolher qual, sendo que a escolha recaiu no mais surpreendente! Mas tudo neste restaurante é bom, desde o serviço até ao mais importante, a comida! Perfeitamente balanceado e a atingir-nos o palato com mais força a cada dentada que damos. Só é pena acabar...



Vazia maturada a 60 dias (RIB Beef & Wine Lisboa) - A imagem não faz justiça à qualidade da carne! Excelente textura na carne, fantástico sabor com notas de queijo azul, cozinhada no ponto pedido e com o sal à parte para ser adicionado à vontade do freguês.


Espero que esta (longa) lista vos tenha deixado esfomeados e com curiosidade em experimentar novas coisas. É muito importante conseguirmos sair da nossa zona de conforto e deixarmo-nos levar em experiências gastronómicas que nos poderão surpreender.
Muito obrigado por estarem desse lado e desejos de um óptimo 2018!

Sem comentários :

Enviar um comentário