terça-feira, 18 de julho de 2017

Tapas 24 (Barcelona)

Carles Abellán é um dos nomes que mais vezes me surgiu em pesquisas por restaurantes de Barcelona. Não tanto pelo restaurante com o nome do próprio mas principalmente quando se listava alguns dos melhores restaurantes de tapas em Barcelona! Cheguei a ver até comparações entre este Tapas 24 e o Cantinho de José Avillez, como restaurante de qualidade mas com preços acessíveis de chefs com ambições Michelin. Sendo próximo da zona onde estava hospedado, e onde por uma questão de logística acabei por fazer a maior parte das minhas refeições, tive que o incluir na lista.
Não tinha a certeza de como seriam os meus dias em Barcelona por isso não reservei nenhum restaurante, tendo procurado antes ter escolha em várias localizações onde calculei que me pudesse encontrar. Como tal, quando me dirigi ao Tapas 24, a fila era algo extensa mas estava de férias e ainda aconchegado dos churros do lanche por isso não me importei de esperar cerca de 30 minutos para conseguir dois lugares num local privilegiado, ao balcão juntos à janela da cozinha, onde pudemos ir cuscando toda a acção que ia acontecendo numa cozinha bem mais pequena do que esperava.
A ementa é composta maioritariamente por clássicas tapas espanholas, havendo ainda uma ementa do dia que aparenta demonstrar um maior nível de criatividade mas com valores bastante mais elevados que a carta fixa.
Como já disse noutro post, a zona da Catalunha não é conhecida pelas suas tapas, mas ainda assim a maior parte dos restaurantes que vemos abordam esta gastronomia tradicional espanhola. Mas não deixa de haver em Barcelona algumas tapas típicas, como esta Bomba de la Barceloneta, que mais não é que uma bola panada de puré de batata com carne picada e um bem condimentado molho. 


Excelentes também os Croquetes de Presunto Ibérico do Tapas 24. Cremosos, como manda a tradição, mas de intenso e fantástico sabor a presunto.


Não podia faltar o Pão com Tomate, como é óbvio! Aqui, numa versão fantástica onde utilizam pão de coca torrado, um tipo de pão tradicional na zona, bastante melhor que as sobrevalorizadas baguetes. De resto, a receita é simples: tomate maduro, bom azeite e sal. Não há como falhar.


Penso que a nível geral esta tenha sido a melhor refeição que fiz em Barcelona. Nada falhou, fosse nos pratos mais tradicionais, fosse em interpretações mais modernas de Carles Abellán, como testemunhámos nesta fantástica Salada Russa. Foge da típica salada russa com o uso de azeitona ou alguns pickles mas ganha em vivacidade e multiplicidade de sabores.


Não tínhamos visto as Puntillitas, ou Chipirones, na ementa mas dada a proximidade da cozinha conseguimos descortinar uma dose destes fantásticos e pequenos moluscos. O único problema? O preço exorbitante (21€) cobrado por uma dose que não era assim tão grande...


Uma das secções da ementa do Tapas 24 é exclusivamente dedicado aos Ovos Rotos, com cerca de 5 variedades diferentes de enchidos que podemos pedir para complementar o prato. Neste caso, optámos por pedir com Butifarra del Perol, um enchido de porco típico da Catalunha que tinha bastante curiosidade em experimentar. Todos os componentes do prato muito bons, mas o destaque vai mesmo para as batatas que se mostraram impecáveis. Não ia com expectativa nenhuma para a butifarra mas mostrou-se uma boa surpresa.


Toda a refeição esteve a um nível muito bom! Não fosse o preço exagerado das Puntillitas e acharia que o preço pago tinha sido mais do que justo pela qualidade apresentada.

Tapas 24
Barcelona, Espanha
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 19 de Junho 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário