domingo, 16 de julho de 2017

Curtas #16: Jamón Experience (Barcelona)

Mais do que um local para fazer uma refeição, ainda que tenha restaurante próprio, o Jamón Experience é um museu onde podemos ficar a conhecer melhor o processo de produção de um dos melhores produtos do mundo, o Presunto Ibérico de Belota!
Como refiro vezes sem fim, se há algo que nuestros hermanos fazem exemplarmente é a sua produção de presunto. A forma como utilizam a raça ibérica para a produção do melhor presunto do mundo, ou até como pegam na raça de porco comum (normalmente chamado porco branco) e conseguem dele extrair um bom Presunto Serrano já é de louvar. Estranho é nós portugueses não conseguirmos apresentar sempre a mesma qualidade que a do país vizinho. E porquê? Se temos acesso à mesma raça, temos pastos tão bons como os espanhóis (ou não fossem por vezes áreas adjacentes) então resta-me concluir que o processo de salga e de cura não é tão apurado como o deles.
Mas, voltando a esta fantástica experiência, aqui podemos perceber todo o processo que leva a este caso de sucesso único, numa visita por várias salas onde nos vai sendo explicado cada passo. No final, dá-se lugar à degustação de 6 presuntos diferentes, enquanto nos vão explicando as subtis diferenças entre os mesmos.


A degustação começa pelo presunto mais banal e fraco, o Serrano Reserva, que já de si era um bom presunto feito de porco branco. A seguir, um Presunto Ibérico, este sim já representante da raça ibérica de porcos. A denominação de belota é válida quando entre os 12 e os 18 meses do porco ele consegue aumentar o seu peso até aos 150kg alimentando-se ao ar livre de bolotas. Existem, em Espanha, 4 zonas DOP (Denominação de Origem Protegida) e tivemos também a oportunidade de provar um pouco do presunto ibérico de belota representativo de cada região: Guijuelo, Extremadura, Pedroches e Huelva. Pessoalmente, a preferência foi para o de Huelva mas seria um homem feliz a alimentar-me de qualquer um deles.


Quando terminada a degustação saímos pela parte de loja, onde somos automaticamente invadidos com o delicioso aroma do presunto que lá se vai cortando à mão para embalar e vender. Para além do restaurante e da loja têm ainda um pequeno espaço onde vendem sandes, sendo uma óptima opção para um petisco ou um rápido almoço para continuar a explorar a cidade. Caso decidam passar a refeição mais pesada noutro lado, o Mercado de la Boqueria é mesmo em frente e também merece uma visita!

Jamón Experience
Barcelona, Espanha
Preço Museu + Degustação: 19 €
Data da Visita: 19 de Junho 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário