quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Mini Bar (Chiado)


José Avillez é, sem grande dúvidas, o chef português mais mediático por este mundo fora. O Grupo José Avillez tem 7 restaurantes (se contar o Bairro só como um) e 1 serviço de Take-Away (que já usei e do qual gostei bastante!). Estamos perante um dos melhores chefs portugueses e o "Rei do Chiado", logo as expectativas em todos os restaurantes com o seu nome são naturalmente altas assim como o nível de exigência.


Perú de Natal do Take-Away do Grupo José Avillez
Tenho adiado a minha visita ao Belcanto (mais do que devia mas tentarei ir lá este ano de 2017!), e por muito que quisesse que o Belcanto fosse o meu primeiro contacto com a cozinha de José Avillez, decidi ir visitar o Mini Bar para festejar o meu aniversário. Apetecia-me algo diferente, apetecia-me cozinha de autor, em modo "petisco" e que pudesse vir a ser uma das melhores refeições do ano. E foi!
Antes de começar a dissertar sobre os pratos, aconselho vivamente os cocktails do Mini Bar. Penso que se enquadram melhor na temática do restaurante. Todos os 4 experimentados eram muito bons.


Cosmopolitan - Vodka Absolut Citron, Triple Sec, Frutos Silvestre
Kir Royal - Champagne Perrier Jouët Grand Brut NV, Licor Cassis
Lisboa - Vodka Absolut Blue, Frutos Silvestres, Gengibre
Menina e Moça - Rum Havana Club Añejo Especial, Abacaxi, Limão, Cardamomo
A viagem no Menu Épico, composto por 12 momentos, começou com uma refrescante interpretação de um cocktail, a Margarita de Maçã Verde e Hortelã com flor de sal e flocos de piri piri. Um prato de textura engraçada e de sabores subtis, a servir como um limpa-palato para a refeição que se iniciava.



Um dos componentes icónicos comum a vários restaurantes de Avillez (seja isolado como no Mini Bar ou fazendo parte de um Bacalhau à Brás como no Café Lisboa), são as Azeitonas Explosivas, onde Avillez faz uso de uma técnica de esferificação, que utiliza alginato, popularizada por Ferran Adriá no seu (já extinto) El Bulli, onde o chef estagiou em 2007. É uma técnica "antiga", que já se vê em diversos restaurantes mas da qual ainda não me cansei, pois o seu resultado é sempre fantástico.



Também bastante popular é o Ferrero Rocher de José Avillez, onde o chef criou um prato visualmente perfeito na sua conceptualização, apresentando uma mousse de foie gras com avelã como recheio de um bombom de chocolate. Um dos motivos pelo qual a cozinha de autor me fascina bastante é por este desafio cerebral a ideias pré-concebidas. Neste caso, o nosso cérebro vê um ferrero rocher perfeito, a primeira dentada e os primeiros sabores que nos chegam ao cérebro são do chocolate e da avelã... e demora cerca de 3 segundos a aperceber-se que não estamos a comer um prato doce. Conceptualmente perfeito.



As brincadeiras com "finger food" continuam com o Ceviche de Gambas do Algarve, com a meia lima a servir de colher para duas óptimas e frescas gambas, um grão de milho frito, uma esfera de sumo de beterraba, uma rodela de malagueta e brotos de coentros. Sabores perfeitamente balanceados com o sumo da lima, que mordemos e apertamos enquanto colocamos tudo na boca, a contribuir com a sua acidez para se criar o famoso leche de tigre directamente na nossa boca. Fantástico apontamento do milho frito que acrescenta textura e dá um excelente toque salgado ao prato.



E agora, o momento da noite, com a chegada do Frango Assado de José Avillez. Frango assado?! Comida de autor?! Meus caros, este é dos melhores frangos assados que já experimentei. Todos os fantásticos sabores estão lá, representados por uma das coisas que mais aprecio no frango assado, a pele, tendo como toppings um creme de requeijão fumado e outro de abacate. Para terminar, piri-piri em pó para dar algum "kick" a todo o conjunto. Perfeito!



A finger food terminou com um duo de tártaros em cornetto. Excelente Tártaro de Novilho com Emulsão de Mostarda, com vários dos sabores clássicos de um tártaro presentes. Apreciei bastante o corte mais grosseiro na carne, a funcionar bastante bem e a ser um bom ponto diferenciador dos demais tártaros que existem.



A interpretação asiática de José Avillez para o Tártaro de Atum era fenomenal. O atum de uma qualidade exemplar, marinado em soja, e a desfazer-se na boca. Era difícil superar o tártaro de novilho mas conseguiu!



O Ovo BT com Parmesão não convenceu na plenitude ainda que tudo estivesse bem executado. O uso de óleo de trufa não me seduz e não acho que acrescente algo de fantástico ao prato. Já a simples combinação pão torrado, parmesão e ovo é muito boa e funciona bastante bem sem o acrescento do óleo de trufa.



Muito boas, tanto a nível de textura como de sabores, as Vieiras Salteadas com Sabores Thai, onde o molho era uma representação de um caril verde tailandês.



Para terminar os momentos salgados do Menu Épico, o JAburguer DOP. Excelente pão, excelente carne, principalmente a nível de tempero e temperatura, com uma folha de alface e um pouco de tomate. Melhor que muitos hambúrgueres espalhados pela maior parte das hamburguerias que continuam a proliferar por este país fora. Acompanhava com umas excelentes Batatas Parvas.



Para estômagos mais pequenos, este menu tem uma dimensão óptima mas aqui o glutão não se satisfez com (só) 12 momentos e decidimos pedir algo mais. Repetimos as Azeitonas e o Frango Assado e pedimos uns Croquetes com Emulsão de Mostarda, fantásticos nas texturas com o exterior estaladiço e um interior suculento e muito saboroso.



Fechámos o capítulo salgado com um bom Presunto Joselito Gran Reserva.



A sobremesa do menu épico nesta noite foi o Globo Lima-Limão, traduzindo-se na grande desilusão da noite. Apesar de ser um grande fã de sabores cítricos, não gostei dos sabores aqui apresentados, fosse na "casca" de lima ou na espuma cremosa de yuzu. Conceptualmente, a ideia da sobremesa é boa mas não gostei da concretização com sabores que pareceram pouco naturais.
O serviço foi competente e bastante rápido durante toda a noite e apenas aqui houve uma pequena falha. Um dos globos foi para trás com mais de metade no prato e não houve a preocupação de perguntar porquê. Se um prato volta para trás com comida, penso que será do interesse de todos perceber o que deu origem a isso...



O último momento do menu chega com o café (que estava algo queimado), com um Marshmallow de Maracujá e Coco e um Bombom de Chocolate.



As expectativas eram altas ou não estivesse a falar de um restaurante de José Avillez e não foram defraudadas. Falta agora conhecer os restantes espaços do grupo.

Mini Bar
Lisboa, Portugal
Mini Bar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 60 €
Data da Visita: 20 de Janeiro 2017

4 comentários :

  1. Que expectaculo Luís! Tenho que ir lá (fiquei de olho nesses cocktails!)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, vale bem a pena nem que seja ir beber um copo ao balcão (e aproveitar comer um franguinho assado) ;)

      Eliminar
  2. Vou lá Sábado! Estou muito curiosa! Optei pelo menu Cartaz!

    ResponderEliminar