terça-feira, 7 de outubro de 2014

Tik Tapas (Ericeira)

Para quem pensa que a Ericeira é só peixe e marisco, desengane-se. Há várias opções de qualidade que fogem a este estereótipo. Para mim, este é um espaço que visito sempre que possível, e que nunca me deixa desiludido. Seja para se comer uns pregos rápidos ou para estar a petiscar tranquilamente, o Tik Tapas cumpre ambos os requisitos e aumenta a parada com pratos individuais também de qualidade acima da média. Aqui, o difícil é escolher.
Enquanto estudamos a ementa (uma lição já muito estudada mas que ainda causa algumas dificuldades), pede-se um prato de Presunto Pata Negra. Boa dimensão no corte para um fantástico presunto que não precisa realmente de mais nada para brilhar. É fantástico como alguns dos melhores prazeres são tão simples quanto um bom presunto.


Com especial atenção e simpatia da casa, que já conhece os nossos gostos, foi-nos dito que os Pimentos de Padrón eram especiais e portanto foi também imediatamente pedido. Se há coisa que muitas vezes me desilude, é quando comemos uma travessa inteira desta iguaria e nenhum dos pimentos pica («Los Pimientos de Padrón, unos pican y otros no»). Bem, mas eles avisaram que estes eram especiais e arrisco-me a dizer que cerca de 50% era picante, o que já é uma óptima percentagem. Houve até quem, na mesa, soltasse umas lágrimas de felicidade com isto. Ok, eu confesso, não era de felicidade mas sim do quão picante era o pimento ingerido.


E foi depois dos pimentos que aconteceu a pior parte da noite, pois o serviço tornou-se lento e demorado e estivemos bastante tempo sem qualquer comida na mesa. Já visitei este estabelecimento várias vezes e esta foi a primeira vez que tal aconteceu. Mas quando chegaram as tapas pedidas os sorrisos voltaram à mesa. Na primeira travessa, uma excelente Alheira de Caça com Ovos Mexidos e um fantástico e tenro Pica-Pau, com o Feijão Preto e a Batata Assada com Molho de Ervas a serem "apenas bons".


A segunda travessa era composta por alguns dos itens que mais gosto no menu do Tik Tapas. A Tapa de Lombo ao Champagne é realmente fantástica com a carne bastante tenra e um molho bastante guloso. O Choco Frito vem perfeitamente cozinhado, sem estar borrachoso como se encontra noutros sítios. As Batatas Salteadas apenas pecam por não estarem um pouco mais estaladiças, mas adoro a combinação das batatas com a cebola finamente cortada e o bacon. Já o Arroz Selvagem não me enche muito as medidas porque me sabia como se tivesse sido cozinhado com pimento e, tirando os de Padrón, não sou um particular fã de pimentos...


Um sítio a ter em conta nesta vila, com bons petiscos, para quem quer fugir um pouco ao peixe e ao marisco.

Tik Tapas
Ericeira, Portugal
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário