terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vasku's Grill (Lisboa)

Quando criei este blog, criei-o com o intuito de falar sobre comida em geral, principalmente dos restaurantes que vou experimentando. Pareceu-me natural passar da típica conversa de café, sobre comida e restaurantes, para a criação deste espaço, onde posso devanear como me apetecer e sobre o que me apetecer. 
Em menos de um ano, e especialmente com a entrada da Zomato em Portugal, o blog começou a ficar mais conhecido pela comunidade Foodie em Portugal, e um dos benefícios que tive foi este mimo da Zomato. Ou seja, a Zomato ofereceu-me um vale para um jantar a 2 no Vasku's Grill, com direito a 2 entradas, 2 rodízios de bifes, 2 sobremesas e bebidas incluídas! Desde já, um muito obrigado à Zomato e, em especial, à Sara que sabendo-me um homem de carne escolheu este restaurante para mim!


Mas falemos do que é importante, ou seja, a comida! À chegada, fomos presenteados com um prato de Croquetes. Isto é, para mim, o melhor prato de boas vindas que alguma vez me poderão oferecer. Aqui entre nós, se eu pudesse escolher a minha última refeição, seria um prato (ou dois) de fantásticos croquetes caseiros! Por isso, podem imaginar o meu ar de felicidade quando provo os croquetes e eles estão ainda quentes e cheios de sabor. Facilmente faria destes croquetes toda a minha refeição. Mas, felizmente, foi apenas o início.


O Queijo Brie Panado com Amêndoa e Cóli de Goiaba foi uma agradável surpresa. A textura e sabor dado pelo uso da amêndoa dá-lhe uma nova dimensão com a doçura do coulis de goiaba a ajudar a que esta nova dimensão tenha altos e baixos, combinando na perfeição com o Brie.


Veio também uma refrescante e revitalizante Salada Vasku's, numa dose bastante generosa, com uma combinação engraçada de sabores, dando ao nosso palato vários tons de frescura, contrabalançando bem com a acidez e doçura de alguns dos ingredientes. Dispensava o uso dos espargos verdes de conserva, que parecem não se adequar tão bem numa salada assim.


O rodízio de bifes consistia em três bifes diferentes, todos usando o mesmo corte, o lombinho, que na verdade é lombo de vaca mas com menos altura do que o que estou habituado a ver. Carne fantástica, tanto a nível de sabor como na forma como vem cozinhada. Dois dos exemplares (com Molho de Mostarda e com Molho de Pimenta) provados vinham acompanhados de molhos, também eles, fantásticos, com um equilíbrio perfeito e complementando a carne, dando ainda para afogar as batatas fritas de qualidade média.



Mas foi também nos bifes que veio a única desilusão da noite... Quando à mesa chega o Lombinho Frito à Texana, vem com um aviso de que aquele é o melhor bife da casa. Bem, não é! A carne é da mesma qualidade que a dos restantes bifes, mas não é uma combinação que funcione decentemente. Vem mergulhado num molho que parece ser mais óleo que molho, sem nenhum sabor significativo e que nada acrescenta de qualidade ao prato, pelo contrário. Apesar da quantidade de alho existente no prato, a carne não vem com um sabor assim tão intenso ao mesmo, e juntam-lhe ainda duas malaguetas muy calientes tentando que isso ajude a vender o Texano. Se nada tivesse sido dito previamente, este seria para mim um bife médio, mas quando é vendido como "o melhor da casa", e vendo que a casa tem outros itens que são exemplares, preferia que nada tivesse sido dito. Única coisa de real destaque são os acompanhamentos, com um muito bom e cremoso esparregado, e umas boas batatas cozidas com azeite e alho.


Depois de tudo isto apenas sobrou um cantinho pequeno para a sobremesa. Um bom Tiramisu, mas não fantástico. Não me parece que o uso de uma taça para servir um tiramisu seja o melhor visto não permitir a tradicional disposição por camadas, mas o apontamento das raspas de lima é muito bom, ajudando a aromatizar toda a sobremesa.


Uma última nota ainda para a excelente Sangria de Espumante de Cassis, não demasiado ácida ou alcoólica e com uma forte componente de laranja que ajuda a juntar o ácido do cassis (ou groselha preta) com o álcool do espumante.


Um bom restaurante, apesar de caro, com um serviço atencioso e simpático, onde saio de lá cheio e a rebolar pela noite fora, mas com curiosidade de voltar para experimentar os bifes de acém e a "Picanha Volante Individual", não tanto pelo facto de a picanha ser à descrição, mas porque há poucos sítios em Lisboa com coração de galinha, algo que eu adoro!

Foodspotting
Vasku's Grill
Rua Passos Manuel, 30
Lisboa, Portugal
Preço Médio: < 40 €

Sem comentários :

Enviar um comentário