terça-feira, 18 de março de 2014

The Frenchie (Camden Town) - The Duck Confit Brioche

Na minha recente viagem a Londres, tinha a expectativa de conhecer Camden Town. Diziam-me mil maravilhas sobre o mercado, e sobre os "food courts" que havia, onde a diversidade de bancas era inigualável. Como devem imaginar, para um "Foodie" como eu, falarem-me de um recinto (ou neste caso, vários espalhados pela zona de Camden) que concentra lado a lado comida de todo o mundo é um verdadeiro paraíso!


A "street food" em Portugal é altamente subvalorizada e todas os locais acabam por servir mais ou menos as mesmas opções, e, na maior parte dos locais, sem grande qualidade. As hipóteses para comer na rua à noite serão sempre os cachorros, os hambúrgueres e as shoarmas, mas acredito que este será o ano da mudança e o ano em que Portugal poderá começar a ter "street food" a um nível mais próximo daquilo que vemos pelo resto do mundo. Entre alguns "food trucks" que já estão em circulação, já arrancou o projecto "Lisboa Sobre Rodas" (do qual apenas falarei quando o for experimentar), que promete mudar a mente dos portugueses neste campo.
Mas voltando a Camden, a verdade é que fiquei deslumbrado com os aromas, com a diversidade e com a aparente qualidade dos produtos que cada banca vende, sendo que temos à medida que vamos vagueando pelas bancas, vai-nos sendo oferecido algumas amostras para nos tentar dificultar (ou facilitar) a decisão sobre o que comer.
Acabei por me decidir por um "Duck Confit Brioche" na banca The Frenchie, que acaba por ser uma sandes em pão de brioche com pato desfiado e confitado, sobre uma cama de chutney de cebola roxa, rúcula e mostarda, com pele de pato frita (estilo courato) e ainda com uma fatia de queijo por cima (com hipótese de 3 queijos diferentes: cheddar fumado, cabra com mel trufado ou azul com mel trufado). Toda a descrição ocupa quase 3 linhas, o que, juntando ao número de ingredientes que disse, parece um verdadeiro exagero para descrever "street food". Mas acreditem que nenhum daqueles ingredientes passa despercebido ou fica eclipsado pelos outros, e a sua conjugação é fantástica.




O pão não estava seco e era tostado levemente na mesma chapa onde o pato é (re)cozinhado, sendo depois barrado com o chutney que nos dava alguma da componente doce. Por cima, rúcula e mostarda para ter também um ligeiro toque amargo mas com a mostarda a dar-nos variações de sabor nas diferentes dentadas e dando vida ao prato. O pato, apesar de reaquecido na chapa, era saboroso e notava-se não estar excessivamente cozinhado pois desfiava-se facilmente à dentada e, juntamente com alguns "couratos de pato", davam consistência e servindo como bom suporte a todos os outros ingredientes. Principal destaque para estes couratos que eram crocantes, estaladiços, saborosos e ajudavam na textura de cada dentada. Na opção de queijo, acabei por deixar à escolha do rapaz que estava a cozinhar e não fiquei desiludido. Uma fatia generosa, em altura, de um saboroso queijo azul que levava um fio de mel antes de ser incorporado no pato e estando ainda um pouco na chapa para o tentar incorporar mais na carne. Apenas este pormenor achei mais fraco, pois desejava que o queijo estivesse mais derretido, apesar de não ter afectado muito o sabor do conjunto.


Para mim, o melhor que comi em Londres!

Foodspotting
The Frenchie
Camden Lock Market, West Yard, London NW1 8AF
Londres, Inglaterra
Facebook
Twitter
Preço: 6 £

Sem comentários :

Enviar um comentário